ANDROID E SUAS VERSÕES PARA DESKTOP

Quando se fala em tecnologia de smartphones, se pensa em velocidade, versatilidade e praticidade. Já ao falarmos em Desktops (computadores) sempre lembramos de robustez, processos mais pesados e lentos. E que tal se pudéssemos colocar as características do seu smartphone na tela de seu computador?

Para fazer um sistema operacional de smartphones ser usado em seu PC, basta continuar a ler esse texto, eu garanto que irá se surpreender de várias formas.

O que você precisa saber sobre o Android

O Android é um sistema operacional desenvolvido para dispositivos móveis da Google, baseado no Linux que é Sistema Operação de Computadores e está presente em quase todos os smartphones do mundo.

Muitos gostam de utilizá-lo devido a sua praticidade e eficiência. No Android você tem uma infinidade de opções de aplicativos, alguns pagos, mas a grande maioria gratuita e um sistema bem fácil de usar, que não gera dor de cabeça para fazer e poder passar uma música pro smartphone, por exemplo.

Atualmente a menos que você use um celular iPhone ou Windows Phone, seu celular é Android. É nele que você usa o Play Store, baixa e instala aplicativos como Facebook, Instagram e postar as suas fotos e faz seus posts todos os dias.

Seu Computador Android

Já imaginou baixar aquele aplicativo super legal que você achou em seu celular e usar no computador, ou usar as versões de alguns aplicativos que são melhores pelo celular, na tela de seu notebook. Pois bem, isso é possível e bem fácil de fazer. Hoje existem diversas formas de se fazer isso, algumas mantendo o Windows OS e o Android trabalhando em conjunto, outros há certo conflito entre eles, mas vamos agora conhecer os principais.

BlueStacks

Logo Bluestacks

BlueStacks é um emulador de Android para computadores, ou seja ele irá transferir a tela do seu smartphone para o desktop. Muitas pessoas aderiram inicialmente ele para jogar certos games usando as facilidades do mouse e teclado. Logo depois várias pessoas fizeram uso do Whatsapp por ele, antes da empresa apresentar sua versão web. Para usá-lo é bastante simples e prático. No computador você irá fazer o download do programa nesse site .

1º Passo- Com o download concluído, você deverá iniciar a instalação do arquivo. Após o fim da instalação, você terá como primeira tela esta logo abaixo. Clique na palavra “Enable”.

1º passo

2º Passo- Ao clicar, irá ocorrer mudança de tela. ““Nesta você irá clicar em” Exiting” caso queira usar sua conta da Google (a mesma do seu celular) ou clicará em “Next” caso queira criar uma nova conta com outro email.

2º passo

3º Passo- Feito isso você irá entrar no sistema e a tela irá aparecer o Google Play Store.

3º passo

4º Passo- Só escolher os aplicativos e fazer o download dos quais você quiser, igual a como você faz em seu celular e usá-los em seu computador.

OBS: Algumas versões mais antigas não ficarão com a tela totalmente preenchida em seu computador, este fato ocorre devido a essas versões terem sido desenvolvidos para o Tablet Galaxy Note 3, porém, nas versões mais recentes do programa essa questão foi resolvida.

Noxplayer

Logo Noxplayer

Outra forma de usar o Android no desktop é com o Noxplayer, ele também é um emulador para computador e funciona de forma bem similar ao BlueStack. A diferença principal entre os programas seria a interface e a sua usabilidade, ou seja, o visual dele é muito mais prático para o uso e mais intuitiva para o usuário que irá instalar em seu computador.

Para fazer a instalação do programa em seu computador basta entrar no site .

1º Passo- Depois de entrar no site, ficar atento a qual versão está baixando, se seu computador for Mac, procure a Versão Mac e faça o download.

2º Passo- Completado o download, você irá executar a instalação como um outro programa qualquer em seu computador.

3º Passo- Irá aparecer a tela principal, igual a de um smartphone. Você irá buscar a pasta Google e procurar o Google Play Store.

tela principal

4º Passo- Este passo é igual ao do BlueStacks, você irá fazer o cadastro de sua conta Google. Feito login é só aproveitar e curtir seu Android na tela do computador.

tela nox

Conheça o Remix OS

Logo Remix

Este sistema operacional foi criado para computadores, diferentemente dos emuladores acima. Desenvolvido pela empresa Jide por 3 ex-engenheiros da Google, baseado no Android X84.

O Remix OS foi totalmente desenvolvido para computador, o mais legal dele é que pode ser instalado em um Pen Drive e usar o Android e o sistema operacional já instalado em seu computador. Apesar de ser Android, sua interface é bem diferente da apresentada na versão mobile. Mas tem disposto todos os aplicativos e facilidades do usado no celular.

Instalação do Remix OS

A principal dúvida seria o sobre os pré-requisitos para instalação e funcionamento do Remix OS, vamos a elas:

Primeiramente vamos aos padrões de Hardware. Ele vai exigir que você tenha:

1- Processador 2 GHz dual core ou superior.

2- Minimo de 8 GB de espaço em disco.

3- 2 GB De memória RAM.

4- Além de porta de entrada USB 3.0 (Aquela entra USB azul)

A última regra não é uma obrigação, mas como irá ocorrer troca constante de dados, quanto maior a velocidade de transferência, maior as chances de funcionar corretamente.

Agora vamos a instalação:

1º Passo: Irá precisar de um Pen Driver USB 3.0, de no mínimo 8 GB, você irá entrar no site. Baixar a versão de acordo com seu computador: 64-bits ou 32-bits.

2º Passo: Se for baixar no Windows, você irá usar a ferramenta de instalação remixos-usb-tool.exe. Esta ferramenta irá fazer a transferência de imagem para o Pen Driver. Caso você esteja usando um HD externo terá que instalar um programa chamado “Rufus” nele para poder fazer isso.

3º Passo: Com tudo isso feito, o trabalho começa a ficar simples. Vai aparecer esta tela abaixo. Você se certifique que o Pen Driver está funcionando e plugado ao PC. Feita a conferência vai iniciar o programa Remix OS USB Tool.

tela remix

4º Passo: Com o Remix Tool em funcionamento clique em “Browse” e selecione a imagem do Remix OS (Remix_os_for_pc_64…)(black). Selecione a letra da unidade que representa o seu Pen Driver no computador (geralmente é D:\ ou E:\).

Clique em OK. Quando a instalação estiver totalmente completa clique em “Reiniciar Agora”.

tela Remix tools

5º Passo: Agora que reiniciou. Na tela de seu computador irão aparecer duas opções: Resident Mode caso você queira que seus dados sejam salvos ao encerrar a sessão e Guest Mode caso você deseje que seus dados sejam eliminados ao fim da sessão.

tela inicio

6º Passo: Agora é hora de aproveitar seu Android no PC.

OBS: Infelizmente a Jide fez um anúncio de encerramento do programa, o que não impede você de usar, porém ele não terá mais atualizações.

OBS²: Caso ainda tenha dúvidas na instalação, segue este vídeo informativo.

O futuro do Android

A Google anunciou a algum tempo atrás o desenvolvimento de seu novo Sistema Operacional, chamado de Fuschia, ainda não se sabe muito dele, o que descobriu-se até agora é que ele vai funcionar tanto em computadores como em smartphones.

Outra coisa curiosa sobre o novo sistema é que ele não será baseado o Linux (como o Android, Chrome OS). Rumores dizem que ele poderá substituir o Android aos poucos. Até agora só sairão algumas imagens desse sistema, e um vídeo institucional.

Tela Fuschia

Conheça a distribuição Phoenix OX muito top:

E você o que acha dessa mudança? Seria bom retirar o Android? Comente ai abaixo e deixe sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *