ANDROID P, NOVO SISTEMA DA GOOGLE

alignnone wp-image-366

Android P

O novo sistema operacional da gigante Google vem cheio de novidades que podem agradar ou não aos mais adeptos ao sistema. O Android P vem com uma nova interface e muitíssimas outras mudanças. Alguns até dizem que ficou parecido com o Iphone X. Para saber mais sobre isso basta continuar lendo o texto até o fim.

O que é Android

O Android é um sistema operacional para smartphones e o mais usado no mundo atualmente. Ele é desenvolvido pela Google e foi baseado no Sistema Operacional livre Linux. O Android vem sofrendo grandes mudanças ao longo dos anos e está sendo desenvolvido uma versão para desktops.

Por que usar o Android P?

A nova versão do Android, que ainda não tem nome oficial, veio cheio de novidades. As principais mudanças vieram para deixar tudo mais adaptável a seu usuário e também para deixar tudo mais inteligente. Veja agora as principais mudanças do novo sistema:

alignnone size-medium wp-image-361

Bateria Adaptativa

Essa vai deixar muitas pessoas felizes. Essa funcionalidade faz com que o sistema controle o uso da bateria em determinados aplicativos. Você pode usar essa função para diminuir o uso da bateria em aplicativos que não estão sendo usados no momento. Uma forma de fazer isso é não mostrando notificações por exemplo, assim a bateria pode durar por mais tempo durante o dia.

O App Action

Essa já é conhecida desde o ano passado. Seria aquela barra de que fica no menu de aplicativos. Onde se encontra os seus apps mais utilizado ou favorito. Essa funcionalidade foi mantida no Android P.

Slice

Esse é exclusivo do Android P. Nele você poderá acessar funções exclusivas de um app quando faz uma busca em seu Smartphone. Um exemplo disso seria você fazer uma pesquisa de uma música ou banda e ele já abre direto no aplicativo de música. Sem precisar fazer nova pesquisa.

Brilho Adaptável

A Google anunciou que esse funcionalidade está cada vez mais inteligente. Essa função como o próprio já diz adapta o brilho da tela do smartphone automaticamente de forma aprimorada e inovadora.

Google Lens

alignnone size-medium wp-image-362

Nele você pode ler através da câmera do seu smartphone livros e textos, e a partir daí fazer traduções ou buscar produtos pelo celular.

Navegação por Gestos

Outra grande mudança foi a navegação por gestos. Essa sem dúvidas foi a principal mudança do Android P. Lembra daquele quadradinho na tela que ficava no lado direito para abrir os aplicativos abertos e poder fechar ou acessá-los. Não existe mais. No novo Android P ele foi eliminado.

Também a setinha que ficava na tela no lado esquerdo, para voltar uma página ou tela. Agora ficará disponível diretamente nos aplicativos. Porém existe uma opção na configuração para ativar esse modo gestual. Outros gestos úteis são:

1- Um toque na tela: volta à tela inicial

2- Deslizar para cima longa: abre a gaveta de aplicativos.

3- Deslizar para cima curto: abre a tela de visão geral do sistema na qual é possível navegar entre os apps abertos. (A antiga função do quadradinho na tela)

4- Pressionada longa: inicia o Google Assistente.

Curiosidades

Houve grande mudanças significativas também no que a Google chama de “Saúde Digital” ou DashBoard. Uma delas é que agora você terá o controle de quanto tempo passa usando um aplicativo específico. Ainda melhor você pode controlar quanto de tempo você quer passar usando qualquer aplicativo por dia, após estourar esse tempo limite, ele começa a ficar menos atraente, e a tela fica acinzentada.

alignnone size-medium wp-image-363
O modo “Não Perturbe” também teve melhorias, dentre elas, além das interrupções sonoras ou vibratórias agora no Android P conta também com a interrupção da notificações visuais.

Por fim o modo Wind Down no Android P ,é ideal para aquele que querem passar uma noite tranquila, ao acionar ele o smartphone vai entrar diretamente no “Modo Noturno”. E além disso a tela ficará em tons de cinza, evitando aquele clarão e cheio de cores quando você acender a tela para ver a hora, por exemplo. Essa função no Android P é totalmente configurável a depender de sua necessidade.

Outra mudança bastante importante foi sobre segurança do novo Android P, agora ele bloqueia a permissão para acessar fotos e vídeos do smartphone em aplicativos inativos no celular. Faz o mesmo com a câmera em programas que estão em segundo plano. Além de melhorar a qualidade do bloqueio com a impressão digital.

Foto Apps

Fazendo teste no Android P

Até o momento a Google liberou sua versão Beta do Android P apenas para 11 aparelhos específicos. As opção são essas : Essential Phone, Google Pixel, Google Pixel 2, Google Pixel XL, Google Pixel 2 XL, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Sony Xperia XZ2, Vivo X21, Vivo X21UD e Xiaomi Mi Mix 2S.

Caso você queira fazer o download basta entrar nesse site e baixar a versão correspondente a seu smartphone. O download tem que ser feito no seu smartphone. Lá também tem a opção para você relatar algum problema (Muito importante para melhoria do novo sistema Android P). E para caso de dúvidas ou problemas também há a opção de suporte operacional.

Como é uma versão Beta, ocorrerá de ter bastante bugs e erros no sistema, quando você faz a opção de mudança a própria Google manda um link para ter um feedback sobre esses erros e eles corrigi-los.

alignnone size-medium wp-image-364

Cópia do Iphone x?

Uma “polêmica” ficou no ar em relação ao novo visual do Android P, tanto algumas funcionalidades, como o modo gestual seriam cópias do Iphone X. Sendo cópia ou não, o fato é que são bem semelhantes, mas no caso do Android P a parte gestual é muito mais natural para o usuário do que no Iphone.

Tela limitada a 4 aplicativos

Outra coisa que está muito semelhante a do Iphone X é a barra de notificações limitada a apenas 4 ícones. Caso você tenha outras notificações ele fica em quantidade de pontinhos ao lado dos ícones. Porém esses pontinhos são limitados em 3, sendo 1 ponto igual a 1 notificação, 2 pontos iguais a 2 ou mais, e por fim 3 pontos que podem ser inúmeras notificações. Veja na imagem como ficou:

alignnone size-medium wp-image-365

E aí!. Gostou do texto, se você testou o novo Android P por favor nos informem. Caso tenha dúvidas ou sugestões deixe seu comentário abaixo e nos sigam nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *