DISTRIBUIÇÃO OPENSUSE: A DISTRO MAIS UTILIZADA?

Originário da Alemanha, criado em 1992 pela SUSE — uma empresa de software que disponibiliza, desenvolve e vende Linux, iniciou-se o projeto OpenSuse, um sistema operacional Linux que se tornou muito reconhecido por seu fácil manuseio e, além de gratuito contém inúmeras ferramentas.

Um dos bons motivos para utilizar o OpenSuse são suas constantes atualizações, trazendo inovações em cada versão. A versão mais recente da distro é a OpenSuse Leap 42.3 lançada em Julho de 2017.

  • Principais Ferramentas:

YAST (Yet Another Setup Tool) é uma das ferramentas mais populares.

YAST é usada para instalação e configuração do sistema operacional no OpenSuse, se torna famosa por sua interface gráfica de fácil entendimento, com ela é possível configurar e personalizar o seu sistema em poucos minutos.

GIMP (General Image Manipulation Program) é uma ferramenta como o Adobe Photoshop, conhecido provavelmente por todos.

O GIMP possui muitos recursos para imagens; redimensionar fotos, alterar cores (efeitos), cortar ou apagar detalhes, transformar imagens em PNG ou em algum outro formato.

KIWI Image System é uma ferramenta completa de diversas operações de sistema de imagens para plataformas de hardware.

Uma das funções dessa ferramenta é que é possível criar um tipo de imagem que se pode gravar em um dispositivo USB (pendrive), com isso, ao iniciar o sistema é capaz de usá-lo como se o sistema operacional estivesse instalado no disco rígido da sua máquina.

Além dessa, temos o Gnome, uma ferramenta que te permite personalizar toda a sua área de trabalho, gerenciamento de arquivos, como uma interface gráfica.

  • Bons motivos para utilizar o OpenSuse

O OpenSuse é conhecido como uma das distribuições mais estáveis que existe, pois seu funcionamento está sempre se renovando e, além disso, o OpenSuse tem uma comunidade onde é possível participar e mostrar seus interesses ou não pelos projetos, ou seja, uma comunidade que atende aos pedidos dos quais o utilizam. Também é possível ser lembrado sempre sobre as novas atualizações e ferramentas, além de ser leve, o download é muito rápido e fácil. Com o Yast, é possível administrar todo o funcionamento e toda a interface gráfica em um único programa, trazendo ainda mais facilidades aos usuários. Por esses motivos, você deve experimentar o OpenSuse, afinal, muitos o indicam e até dizem ser a melhor distribuição.

E aí, é ou não é a melhor distro?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *