LINUX DEEPIN A MELHOR DISTRIBUIÇÃO PARA INICIANTES??

Todos tem certo receio em usar o Linux por medo de ser difícil de usar, porém com essa novidade creio que você deixará de vez o seu Windows. O Deepin é considerado o mais bonito das distribuições já feitas até hoje, além disso, é muito fácil instalar. Garanto que você não vai se arrepender em conhecer um pouco mais desse sistema operacional.

O melhor distro para leigos?

Há quem diga que o Linux Deepin seria o melhor distro Linux já feito na história dos sistemas operacionais de código-aberto, baseado em outra distro, o Debian Unstable. É composto somente pelo que há de melhor em sistemas operacionais Linux, além do mais, tem uma interface própria e uma gama enorme de aplicativos para o usuário.

O Linux é fácil Sim!

O Deepin vem com a ideia de acabar com aquela velha ilusão que o Linux é difícil de instalar e usar. Sua interface gráfica é totalmente intuitiva e de fácil uso. Além de ser um dos mais bonitos já feitos até então.

A diferença dos demais.

Existe uma gama de coisas que diferenciam o Linux Deepin dos demais distros, primeiro que ele é bem sólido (baseado no Debian). Seu visual difere dos demais por causa de sua interface própria e sua extensa gama de aplicativos. Para saber mais sobre as outras distribuições vejam aqui.

Desktop

Seu design intuitivo e bem moderno se deve ao fato do Deepin ter criado a sua própria interface gráfica chamada Deepin Desktop Enviroment (DDE), que tem a base no Qt 5 toolkit. Possui uma grande quantidade de aplicativos próprios, como gestor de arquivos, apps de mídias e de captura de tela, tanto para imagem da tela como para vídeo também.

desktop

Aplicativos

O Deepin vem com alguns aplicativos bem diferentes e legais para seus usuários, como já citado anteriormente, ele possui apps de captura de vídeos, tela e Gif. Além disso, contém seus próprios aplicativos para conexão de impressoras em rede.

Um dos mais legais é o Remote Assistant, onde um usuário pode ajudar o outro em qualquer dúvida que ele tenha. Mais uma inovação é o Deepin Feedback ele é um canal direto entre o usuário e os desenvolvedores. Assim você pode falar todas as suas dificuldades com o Deepin diretamente a quem constrói o distro.

O Deepin vêm com alguns aplicativos como padrão, a exemplo do WPS Office, outros exemplos são o Google Chrome, Spotify, Skype, Steam e o CrossOver grátis (este app serve para rodar programas do Windows no Linux de forma gratuita para usuários do Deepin) . Mas também é possível instalar outros apps externos, como o LibreOffice, só ir até o gerenciador de aplicativos e instalar.

Caso você queira instalar outros aplicativos que não existem no gerenciador, basta instalar o app Synaptic, e fazer a instalação por ele. Se pensa em instalar o Deepin em seu computador, mas quer ver quais app ele possui, é simples basta entrar no Deepin Store e ver quais app tem disponíveis. Acesso o site do Deepin Store aqui.

gerenciador app

Configuração

Outra vantagem que o distro dispõe, é a facilidade para configuração. Basta clicar no ícone da engrenagem (que pode ser mudada de local) no canto inferior que irá aparecer uma barra de configurações, onde tudo que possa ser mudado vai estar lá.

No mesmo canto inferior é possível encontrar controle de brilho e nitidez e acesso a rede de internet e WIFI. Se rolar para o lado irá ver a previsão do tempo de sua localidade. Outras opções também estão disponíveis como controle de mensagens do sistema, que ficam ali até que você as elimine.

Com relação a drivers, são de fácil instalação, devido o Deepin ter um Gerenciador de Drivers que fica localizado no menu do sistema. Basta você buscar o que deseja e instalar

Deepin

Instalação

A instalação do Linux Deepin é bem prática e fácil. Você irá precisar somente de alguns pré-requisitos de Hardware.

1- 20 GB de memória no Disco Rígido (HD).

2- 1024 MB de memória HAM.

Nós iremos mostrar a instalação do Deepin na versão 15.5, caso você tenha para download a versão 15.4 se preocupe, ela é bem semelhante a versão 15.5. Se você tiver dúvidas nos informe nos comentários.

1º Passo – Entre no site do Deepin e baixe o instalador, Acesse o site diretamente nesse Link.

2º Passo – Depois de descompactar a pasta e colocar o arquivo .ISO para rodar. Aparecerá na tela “Install Deepin”, clique nele e aguarde.

3° Passo – Agora você irá escolher o idioma que deseja usar no seu Linux. Depois irá pedir para criar uma credencial (usuário) para o computador. Na parte superior você configura o fuso horário correto.

imagem isolada: https://www.deepin.org/wp-content/uploads/2016/12/deepin-installer.png

https://www.deepin.org/wp-content/uploads/2017/01/deepin-installer1.png

Deepin escolha idiomadeepin- criação usuário

4º Passo – Agora você terá que escolher em que disco ou qual local você irá instalar o Deepin. Existem duas opções a simples e avançado. Caso queira salvar apenas em um disco vá em simples escolha o local e comece a instalação. Caso deseje fazer separação de disco, vá em avançado.
imagem isolada: https://www.deepin.org/wp-content/uploads/2017/01/deepin-installer2.png

Deepin escolha disco

5º Passo – O sistema irá começar a divisão de partes e instalação. O processo leva em torno de 15 minutos e nesse tempo ele mostra algumas das funcionalidades do Sistema operacional.

6º Passo – Sem nenhum problema na instalação basta só reiniciar o computador e usufruir do Deepin.

Caso tenha problemas e quiser seguir um tutorial segue este vídeo da empresa ensinando como fazer passo a passo, o vídeo é em inglês, mas é possível acompanhar

OBS – Não se esqueça de eliminar a ISO após reiniciar o computador, caso contrário haverá inúmeros bugs.

Nova versão Deepin 15.5

Há uma nova versão lançada, o Linux Deepin 15.5 vem totalmente com novos upgrades e novos pacotes para melhorar ainda mais o bom sistema operacional. Isso ocorreu devido ao grande número de pessoas que começaram a usar esta distribuição, fazendo assim com que aumentasse também o número de possíveis situações que o distro não havia tido.

Essas situações agora informadas aos desenvolvedores fazem a quantidade de bugs diminuírem bastante além de criar novas ideias. Dentre essas ideias estão uma nova funcionalidade do WI-FI hotspot. Agora você pode distribuir sua rede wi-fi do notebook para dispositivos Deepin ao seu redor.

Outra inovação é o One-click Backup, ele faz com facilidade um backup e restauro dos discos ou partições. Caso o usuário tenha problemas em acessar o sistema é só ir ao Deepin Recovery e tentar restaurar. Ele também já vem com ajuste automático da luz de acordo com a hora que você usa o computador, isso evita aquele clarão quando você liga o computador a noite. Por fim, teve a criação de alguns novos app e a renovação de tantos outros como Deepin File Manager, Deepin Movie, Etc…

E aí, gostou, faz o download e diga-nos o que achou, escreva lá nos comentários, e qualquer dúvidas estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *