QUAL A RAZÃO PARA EU TER UM SITE?

Há diversas razões para se criar um site, pode ser para divulgar suas ideias ou para desenvolver seu negócio. O fato é, que as facilidades encontradas atualmente para criar e desenvolver o seu próprio permite você sair da sua zona de conforto. Inúmeras ferramentas estão disponíveis para isso, portanto se você sempre quis ter o seu, a oportunidade é agora, vá descendo a página e verá como é rápido e simples.

A importância

Hoje em dia com o avanço tecnológico e com novas oportunidades digitais no mundo virtual, passou a ser cada vez mais indispensável a utilização de um site próprio. Isso se deve ao fato, dentre outras coisas, do aumento de vendas pela internet e a nova forma de comunicação entre vendedor e o comprador.

A tendência mundial do aumento do uso para internet é nítida e conhecida por todos, essa tendência também é observada na relação de venda e compra de produtos. E justamente com um volume de vendas cada vez maior via internet que você deve investir em um site.

O que saber antes de criar um site próprio.

A partir do momento que você decide criar um site, você deve avaliar quais os objetivos a serem alcançados e o que pretende com o mesmo. Existem basicamente duas formas de criar um site:

Hospedagem grátis

Caso pense em algo relacionado a um Blog existem diversas ferramentas grátis, que podem ser utilizados livremente para manter o relacionamento com o seu público alvo.

Hospedagem paga e Domínios

Caso queria algo mais profissional você deve pensar em efetuar uma aquisição de um domínio próprio e uma hospedagem profissional. Um domínio seria um nome que serve para identificar e memorizar uma série de computadores na internet.

Com um domínio próprio você pode criar um site ou uma um email corporativo. Os domínios são pagos e tem que ver a disponibilidade de seu nome para usar. Para exemplificar o nosso domínio é: ozanin.com.br

Criando seu próprio site

Agora que já entendeu a necessidade de ter e está decidido a fazer seu próprio site, vou lhe mostrar passo a passo como deverá fazer e deixá-lo disponível a seu público. Para isso você deverá ter uma plataforma de publicação na web. Nós iremos usar a plataforma Worpress.

Wordpress

Criando um site na plataforma WordPress

Existem uma boa quantidade de plataformas grátis para publicações na web. Contudo irei te mostrar como usar uma das plataformas mais usadas e preferida no mundo o WordPress.

Criando hospedagem grátis

Como foi dito logo acima, você pode ter uma hospedagem de forma gratuita ou paga, isso vai depender em que você pretende utilizar seu site. Agora vamos te ensinar a criar sua hospedagem grátis.

1º Passo – Você terá que fazer é entrar em seu navegador (Mozila, Opera, Chrome, etc..), e entrar no site do WordPress, basta Clicar Aqui e irá diretamente para lá.

2º Passo – Ao entrar no site você verá esta tela, vá no Download WordPress e baixe o arquivo. NÃO PRECISA DESCOMPACTAR O ARQUIVO.

3º Passo – Agora Vá ao seu navegador novamente e entre na página 000webhost, para ir direto ao site clique aqui.

4º Passo – Clique em inscrição grátis. Ao muda a página você deve escrever seu email, criar uma senha e MUITO IMPORTANTE, escolher o nome que irá usar. Evite usar números e letras maiúsculas, lembre que esse será o modo como seu site vai ser reconhecido. colocar número dificulta e muito a ser memorizado. Depois só clicar em “Tenha Hospedagem Gratuita”. Logo depois ative a conta em seu email.

OBS: As hospedagem gratuitas terão algumas limitações em relação as hospedagens pagas. Geralmente são sites mais lentos, e este em particular ele entra em hibernação por uma hora todos os dias, dentre outras coisas.

Configurando a hospedagem

1º Passo – Você vai criar seu banco de dados. Clique em “Gerenciar Banco de dados”. Lá vai ter uma opção “Novo banco de dados” clique nessa opção, crie um nome, um nome de usuário, e uma senha, POR FAVOR, não esqueça essa senha, jamais! Daí só apertar em Criar. Nesse momento ele vai está criando a base de dados, você não deve mexer em nada até ele encher a barra totalmente

link foto

2º Passo – Nesse momento você vai transportar o WordPress que você baixou para a hospedagem. Clique em “Gerenciador de Arquivos” e depois “Fazer Upload de Arquivos”. Essa fase pode apresentar alguns problemas, caso não dê certo tente novamente.

3º Passo – Clique em “public_html” , depois vá em importar (É o desenho de uma nuvem com uma seta apontada para cima, fica na parte superior direita da tela), agora em “Select Files” e vá até a basta onde está o arquivo do WordPress, clique no arquivo e depois em “UPLOAD”.

4º Passo – Feito isso clique em cima do wordpress e depois clicando com o botão direito selecione a opção “Extract”, ele vai dar um nome automático da pasta, não precisa mudar esse nome. Clique em “Extract” novamente e ao finalizar a extração clique em “Close”.

5º Passo – Apareceu um novo arquivo, clique nele duas vezes seguidas, irá aparecer todos os arquivos do programa. Daí você irá selecionar todos os quadradinhos e clicar na opção “Move”,na linha “Destination” você clicará em “Change”. Agora muito importante você clica em cima de “public_hmtl”, irá aparecer dois ou três “select this” clique no de baixo. Depois em Move. Feito isso pode fechar essa guia.

link foto

Finalizando o site

1º Passo – No site do Webhost você vai clicar nesse link:

link foto

2- Passo – Na nova guia você vai escolher o idioma. Depois aperta em continuar. Ele fala algumas explicações e depois clica em vamos lá. Na nova janela ele vai pedir nome do banco de dados, para conseguir você vai no site webhost, clica em gerenciar banco de dados e vai ter lá, copia e cola. Faça o mesmo com nome do usuário e escreva aquela senha importante que não podia esquecer. dái só continuar.

link page

3º Passo – Na próxima tela clique em instalar. Agora você cria o título do site, um outro nome de usuário e uma senha. Deixe seu email para poder resgatar a senha caso precise e logo depois em “Instalar Worpress”.

link foto

4º Passo – Agora que está instalado. Para configurar seu site você usa seu email e senha. Caso queira divulgar seu site você deve copiar o Link até onde esta selecionado em azul.

foto link

Basta sempre atualizar seu site, por coisas bem legais, chamar mais clientes e público. Em breve faremos um texto sobre como configurar seu site em no wordpress e outro sobre como criar site em plataforma paga.

Caso prefira nesse vídeo mostra todo o processo detalhado:

Já fez seu site. Conte para gente como foi, se teve problemas ou dúvidas sobre criação de um site grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *